sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Projeto Em Busca de Uma Cidade Segura


  O projeto visa elaborar propostas para a redução das vulnerabilidades e aumento da resiliência da população brasileira frente a grandes desastres; de forma a contribuir com a otimização do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC. O cenário atual do país aponta a uma necessidade urgente para que o poder público e a sociedade se articulem na direção de uma gestão participativa e qualificada em eventos extremos. O projeto é multidisciplinar e envolve diferentes áreas, sobretudo, a área do meio ambiente articulada com ás áreas da saúde e da comunicação.
   A informação dos riscos não modifica a conduta de uma pessoa, no caso de desastres, a sociedade precisa estar preparada para ser responsável pela sua parte. Por isso é necessária a abertura de espaços para que uma população organizada assuma um papel mais propositivo na construção de uma política pública de prevenção e resposta a desastres.

Objetivos
Objetivo Geral:
Elaborar propostas de redução da vulnerabilidade e aumento da resiliência da população brasileira frente a grandes desastres; otimizando, desta forma, o SINDEC.
Objetivos Específicos:
• Potencializar a percepção de risco e resiliência das pessoas.
• Melhorar a preparação e resposta frente aos desastres em relação aos riscos existentes, aprofundando na população conhecimentos sobre ameaças, vulnerabilidade e impacto social e econômico dos desastres.
• Fornecer subsídios para mobilização e organização da sociedade civil local, capacitando-a a reivindicar seus direitos à informação imediata.
• Estabelecer critérios de seleção de Municípios para aplicação do projeto.

     A metodologia será estabelecida através do contato com a comunidade, com técnicos envolvidos na temática e com o poder público em geral, visando explicar o trabalho a ser executado, expondo os ganhos a ambos os setores. O projeto é multidisciplinar e realizado no espaço físico de uma casa, denominada Espaço Cidade Segura - UFF, situada à Praça Nilo Peçanha nº3,São Domingos-Niterói/RJ, CEP 24210-240, a qual é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF. Serão organizadas visitas orientadas de algumas escolas. O espaço contará com videoteca especializada no tema e material bibliográfico para consulta no local. Serão promovidos seminários e palestras, dentre outras atividades. Ainda, neste ano de 2011, no período de setembro a dezembro serão realizados os dois ciclos de palestras do projeto Em Busca de Uma Cidade Segura (I Ciclo - Setembro e Outubro / II Ciclo - Novembro e Dezembro), nos quais especialistas em diversas áreas relacionadas à defesa civil no Brasil estarão disseminando conhecimentos à comunidade como um todo em busca de seu objetivo, onde  palestrantes e participantes serão certificados pela Universidade Federal Fluminense. A grande novidade nestes ciclos será a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro- SEDEC/RJ, onde militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ - CBMERJ farão parte do corpo de palestrantes e conferencistas do projeto.
        O projeto terá como resultado a participação ativa da sociedade em geral e será capaz de gerar, como produto de pesquisa, um modelo de redução da vulnerabilidade e de aumento da resiliência, principalmente das populações de baixa renda; com aplicabilidade a todas as regiões do país.
        Toda atividade do projeto será avaliada mediante instrumentos específicos para cada ação, por meio da análise dos dados, da interpretação e consolidação dos resultados. Uma vez finalizada toda a etapa de avaliação e apresentação de resultados estes serão amplamente divulgados. A fim de que os objetivos e metas sejam atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário